segunda-feira, 28 de maio de 2012

Honra a teu pai e a tua mãe.

" Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra"
(Efésios 6:1-2)


   O mandamento de honrar aos pais ocupa um importante lugar na lei de Moisés (primeiro mandamento com promessa - Exodo 20:12 e Deuteronômio 5:16). O apóstolo Paulo o renova de maneira muito clara para os cristãos (Efésios 6:2) Os filhos devem obedecer e respeitar a seus pais. É importante recordar isso em nossos dias. A tendência geral é dar aos jovens uma importância tal que, já desde tenra idade, eles correm o risco de acreditar que estão livres de toda obrigação para  com seus pais. Com facilidade menosprezam suas opniões dizendo: "Não evoluiram com o tempo" ou "vivem no tempo das cavernas" e, desse atrevimento fora de propósito, passam logo para uma discusão sem fim.
   Por outra parte, a Bíblia anuncia que "nos ultimos dias sobrevirão tempos dificeis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais..." (2 Timóteo 3:1-2).
   Os jovens cristãos devem ter cuidado de não se distanciar do caminho que o Senhor lhes mostra com clareza em Sua Palavra. Seu primeiro dever é honrar pai e mãe, que é o primordial e constante meio de servir ao Senhor Jesus e Lhe dar testemunho.
   De maneira geral se observa que aquele que desempenharam um papel útil entre seus semelhantes são os que honram a seus pais. 

   Pode-se esperar algo nobre de alguém que de um motivo vil tem desprezado a seus pais?

Um comentário:

  1. Uma verdade isso. Amadurecer mesmo sendo jovem, é compreender que Deus não erraria em nos dar os pais que temos, ainda que não possamos compreender certas dificuldades ou choques culturais, é nesse convívio que somos chamados a um achegar-se à verdade e promovem o benéfico bem da paz de Cristo em nossos corações, e compartilhar disso é precioso jubilo.

    ResponderExcluir