terça-feira, 15 de maio de 2012

Depressão: O ultimo estágio da dor Humana.


"E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não está doente? Não é isto senão tristeza de coração; entao temi sobremaneira."
(Neemias 2:2)

    A Biblia nos diz que devemos ser cheios de alegria e louvor "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez vos digo, regozijai-os. Seja vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor" (Filipenses 4:4). E é bem verdade que, quando estamos alegres, conseguimos transmitir tal sentimento, e as pessoas a nossa volta conseguem percebe-lo, algumas entram até no "embalo" se contagiam com tal alegria.
    Mas o que dizer daqueles momentos onde uma tristeza indescritivel entra no coração?
    E quando as circunstancias da vida, nos levam a algum momento ao despero?
  A Palavra nos pede para sermos alegres até no momento de tribulação. O Senhor sabe o quanto somos limitados, e não nos julga por isso. Deus não nos pede para ficarmos sempre sorridentes, Ele mesmo nos disse que no mundo teriamos aflições. Apenas nos pediu que tivessemos bom ânimo, pois para Deus nada é impossivel, e Deus colacaria aos poucos as coisas em seus devidos lugares, para que possamos desfrutar de paz. "Então prosperarás, se tiveres cuidado de cumprir os estatutos e os juizos, que o Senhor mandou a  Moíses a cerca de Israel; esforça-te,e tem bom ânimo, não temas, nem tenhas pavor (1 Crônicas 22:13) . A dor nos tira a esperança de um futuro promissor. O maior problema é quando este sentimento entra no corção, e adoece a alma trazendo junto consigo a depressão. 
   Depressão, causa dor na alma, falta de esperança, traz ideia de suícido, ansiedade, isolamento social, etc.
   Depressão não é um estado temporário de tristeza que duram horas ou dias. É uma doença. E dependendo de seu grau deve ser tratada por um terapeuta e  um psiquiatra, pois o tratamento com antidepressivo pode e deve ser complementado com psicoterapia.
   A depressão leva o mais forte dos seres humanos às lagrimas, representando dessa forma o ultimo estágio do sofrimento humano.
   Pessoas em situações depressivas anseiam pela morte. Inevitavelmente em alguns casos o pensamento suícida é constante. 
   Quando o Senhor Jesus nos convida a sermos fortes, é por que Ele sabe o quanto a depressão abre brechas em nossa mente para o advérsario de nossas almas entrar e jogar, sim, jogar seu jogo mais sujo e cruel, que é o de fazer o sujeito dar um fim em sua propria vida. Ilusão que satanás faz a pessoa ter: "Suícidio dará um fim a sua dor!". A pessoa fica tão fissurada em sair daquele estado de dor na alma, que pensa mesmo ser o melhor caminho a seguir, passando a vida então a ser menos importante, e acabar com aquela dor que consome seus dias, sendo seu desejo mais importante.
   Quem pensa em morrer, tem no fundo sede de viver. Mas está procurando desesperadamente destruir com aquela angustia.
   Essas pessoas precisam de ajuda, precisam ser ajudadas, precisam aprender a deixar de ser vitimas dessa miséria emocional que as prende, que as sufoca.
   "... Para os homens é impossivel, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possiveis" (Marcos 10:27b).
   Existem algumas coisas que aqueles que sofrem de depressão podem fazer para aliviar a sua ansiedade. Eles devem se certificar de que estão permanecendo na Palavra, mesmo quando não sentem vontade. As emoções podem nos desviar do caminho, mas a Palavra de Deus permanece firme e imutável. Nós devemos manter forte a fé em Deus, e nos aproximarmos dEle ainda mais quando sofremos provas e tentações. A Bíblia nos diz que Deus jamais permitirá que sejamos tentados além do que possamos suportar (1 Coríntios 10:13). Apesar de estar deprimido não ser um pecado, uma pessoa ainda é responsável pela forma como responde à aflição, incluindo a busca pela ajuda profissional de que precisa. Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hebreus 13:15) 
    
   O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.  (Romanos 6:23
     

4 comentários:

  1. É verdade amiga, a p´ropria palavra nos indtrui a consultarmos o Senhor e logo após buscarmos o auxilio de um profissional médico.
    E foi justamente no começo do estado depressivo de um parente meu, que comecei a ler a Bíblia.E isso foi a Glória a Deus em mim.
    Abraços, xau!
    Ajudemos quem precisa de apoio nessas horas escuras, creio no Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Horas escuras msm amiga.. Mas Deus é aquele que poe seu melhor brilho em caminhos escuros, so depende de nós estarmos ou nao abertos a caminhar por esse caminho.

      Excluir
  2. Realmente nós, crentes em Crsto Jesus, não estamos livres de passarmos por tristezas profundas. Elias chegou até mesmo a pedir para morrer e o próprio Paulo afirma que em tudo somos abatidos. Deus, porém, em Sus infinita miséricordia, promete cura e libertação em Jesus e também deixando a ciencia em nosso favor. Bjs fiinha!Boa postagem.

    ResponderExcluir