terça-feira, 29 de maio de 2012

A rotina sufocante

Lendo o livro de Augusto Cury : 12 Semanas para Mudar de Vida; um dos subtemas me chamou atenção, e, é sobre este subtema que quero postar hoje aqui no blog.



   Cada vez mais vivemos uma rotina sufocante. Levantamos da mesma maneira, reclamamos dos mesmos problemas, cumprimentamos as pessoas da mesma forma, corrigimos os filhos, aluno e colegas de trabalho com os mesmos jargões, andamos pela mesma rua, possuimos os mesmos desejos. Enfim, dançamos a valsa da vida com as duas pernas engessadas.
   Muitos querem riscar do mapa do domingo à tarde aumenta o indice de rotina gerando uma ansiedade desconfortável. Algumas pessoas tiram férias. Uma semana depois não se aguentam. A rotina engessa e massacra seu prazer. Não sabem se aquietar, relaxar, criar, romper sua agenda.
   A industria do lazer, TV, cinema, Internet, moda, tentam a todo custo romper a intediante vida social, mas cada vez mais o ser humano moderno está mais ansioso e entristecido. Vivemos em sociedades democráticas e, portanto livres, mas muitos estão no cárcere da emoção.
   Temos Jesus que podemos chamar de O Mestre da Sociabilidade. Jesus transbordava de alegria. Acho que nenhum analista no mundo inteiro ja conseguiu analisar alguém assim tão bem resolvido como Jesus. Ele gostava de participar de festas e jantares com seus amigos. Jantava até na casa de seus opositores. Jesus gostava de estar  com as pessoas e de festejar com as mesmas. Jesus Homem, gostava do cheiro de gente, ele contagiava as pessoas com sua presença, com suas palavras, com tudo aquilo que vinha dele naturalmente. Ele era tão sociavel, tinha gestos, que nos dias de hoje nos deixariam com o rosto vermelho e vergonha. Certa vez ele se convidou para jantar na casa de um homem, mas este homem, não era dos que andandavam com ele, era um homem que não tinha nenhuma proximidade com Jesus, este era Zaqueu (Lucas 19:5). Imagine você na rua falando com um desconhecido que gostaria de almoçar na casa dele. Quem já teve essa coragem?
   Jesus foi mais longe, pois Zaquel não era uma pessoa recomendavél, mas um corrupto coletor de impostos. Supreendido com sua atitude, Zaqueu não apenas o recebeu com alegria, mas revisou sua história. O Mestre dos mestres não precisou apontar seus erros, e sua presença estimulava a interiorização e a reflexão de vida.
   Estar com Ele eraa um convite ao suspiro, à espontaneidade, à libertação da criatividade. Jesus era bem humorado, agradável e cativante. Era um excelente contador de histórias e um exímio motivador de pessoas. Elogios não faltavam. Discursou até sobre os bem-aventurados. Ninguém reclamava de rotina ao se aproximar dEle. Até seus opositores não conseguiam se distânciar dEle.
    Você é uma pessoa sociável ou timída? Não se isole. Faça das pessoas que o rodeiam seus grandes amigos. Saia do seu casulo. Supreenda-se. Faça brincadeira - repita pausadamente estas palavras em voz audivel. Se estiver em grupo repita coletivamente: Eu prometo que, de hoje em diante, não mais dançarei a valsa da vida com as duas pernas engessadas. Surpreenderei a mim e aos outros...

ROTINA NUNCA MAIS!

Um comentário: