quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Família Disfuncional x Família Saudável (2)


Filhos Adultos aprendem a não exceder o nível de competência dos pais.
Eles aprendem que é perigoso ser um estudante melhor, ganhar mais dinheiro, Ter uma família saudável ou ganhar reconhecimento.
Os pais disfuncionais encaram esse sucesso como uma ameaça. - mostraria que eles são "menores".
O filho adulto pode não se dar conta da auto sabotagem que eles aplicam em suas próprias vidas e preocupados com sua inabilidade em alcançar sucessos.
Como uma criança, o Filho Adulto aprende a se comportar de qualquer maneira que permita sua sobrevivência.
O comportamento pode variar do desacato a autoridade (a romântica imagem do rebelde), pela supressão de suas próprias necessidades ou o atendimento as necessidade de outra pessoas que continuarão a representar seus pais em suas vidas.
As crianças carregam suas primeiras impressões das normas da família com elas quando se tornam adolescentes ou adultos.
Vivendo numa família disfuncional suas bases distorcidas podem continuar a funcionar bem o suficiente para permitir a ilusão de "uma família saudável".
Virtualmente todos os sistemas familiares disfuncionais, de qualquer forma, estão num vagarosos espiral descendente, pedindo mais e mais energia para defender as realidades "oficiais" das famílias devidos as evidências cada vez maiores de que algo está errado.
Quando um filho de uma família disfuncional começa a entrar no "mundo real" - escola e ambiente de trabalho- eles descobrem que seus sistemas familiares não são a realidade compartilhada por seus colegas de classe e companheiros de trabalho.
Muitos Filhos Adultos tornam-se pessoas solitárias ou entram em relacionamentos pouco saudáveis com outros Filhos de famílias disfuncionais.
Esses relacionamentos atualmente reforça suas visões disfuncionais do mundo ao "encontrar outra pessoa que realmente entende".
As ligações profundas nesses relacionamentos são acentuadas pela falta de um senso de identidade do Filho Adulto . Eles não sabem onde ele acaba e outro começa. Como resultado eles são incapazes de definir seus limites e começam a pegar a opinião de outras pessoas, defeitos e necessidades.
Se o Filho Adulto e capaz de formar amizades duráveis,(alguns nunca o fazem),
é, freqüentemente, com outro Filho Adulto que fornece características
familiares similares a disfunção familiar.
Os Filhos Adultos podem ser muito vagarosos para reconhecer os padrões dos problemas da família - eles gastam boa parte de seu tempo sendo treinado pela família para não ver o problema- ate quando eles são recriados nas amizades, casamentos e relações de trabalho. Mesmo que o sintoma externo não esteja presente (alcoolismo, jogo, violência etc), o comportamento esta presente desde o começo do relacionamento.
Quando um comportamento se transforma numa disfunção completa, o filho adulto é freqüentemente "um dos últimos a notar" e se sente traído. "eu nunca soube que ele bebia..."; "Meu Deus, ela é igualzinha minha mãe!!".
Quando toma consciência o Filho Adulto pode enfrentar uma depressão e se sentir defeituoso.- "o que há de errado comigo? Como não vi isso antes".
 A falta das habilidades necessárias para tonar conta de si mesmo pode deixar o filho adulto com um auto-ódio intenso e uma baixa (ou inexistente) auto estima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário