segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Salvação e a Psicoterapia

"Porque este filho estava morto e voltou a vida, estava perdido e foi encontrado"
(Lucas 15:24)

Nesta parábola do filho pródigo, nós podemos notar a alegria de um pai em receber novamente em casa seu filho, filho este que ele considerou como morto e perdido. Este filho que resolveu deixar para tras uma vida tranquila, onde poderia possuir tudo o que desejasse, tinha sempre a presença de seu pai para apoia-lo, encoraja-lo e também reprimi-lo quando fosse necessário, para experimentar uma vida cheia de prazeres desfrutando de tudo e ainda gastando tudo o que seu pai lhe deu. Quando, ja no fundo do poço, quando já não havia mais dinheiro, nao tinha mais amigos, ficou absolutamente sem nada, passando necessidades, tendo que comer lavagem com os porcos para não morrer de fome; entao esse filho, resolve voltar para casa, para a presença de seu pai, lugar de onde nunca deveria ter saido. E o seu pai o recebe de braços abertos, com muita alegria pois o seu filho voltou para casa, o pai nao se preocupou em dar sermões, pois seu filho passou por muita coisa, o pai entregou ao filho sua melhor roupa, deu-lhe o melhor anel, e deu uma festa como forma de gratidão a Deus pelo retorno de seu filho a sua casa.
     Aqui Jesus nos ensina, que o pecado acontece quando quebramos o nosso relacionamento com o Senhor, e a salvação quando reestabelecemos este relacionamento. A salvação ela ocorre quando temos um reencontro com o nosso verdadeiro "eu", reconhecendo assim a nossa pequenez, fragilidade, reconhecendo de que sem o Senhor em nossas vidas nao somos nada, estamos perdidos e mortos.
    Quando quebramos relacionamentos que são inspirados por Deus como, relacionamentos com os pais por exemplo, faz com que muitos filhos levem uma vida desgovernada, fazendo o que bem entendem, esquecendo-se dos principios que foram educados por seus pais, e assim fazendo muita besteira na vida, quando entao, olham para dentro de si, e percebem que se afundaram num mar de ilusões, e estao agora "comendo com os porcos" entao lembram-se de onde vieram, de como era sua vida, e alguns retornam para o caminho de casa.
    A psicoterapia funciona porque ela descreve o padrão que Jesus nos ensina para o processo da salvação, que é com o encontro do nosso "eu". Os bons relacionamentos nos levam a cura. Não podemos ser psicologicamente saudaveis, se não nos relacionar-mos de forma saudavel com nós mesmos e com os outros. Nós seres humanos fomos criados desta maneira, ou seja, precisamos estar ligados aos outros para sermos completos.
    A psicoterapia é então o processo que ajuda as pessoas que estão perdidas a se reencontrarem. Ao estabelecer relacionamentos saudaveis com os outros podemos reconduzi-los ao caminho da saúde psicologica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário