quarta-feira, 8 de junho de 2011

Túmulo Vazio

  "Chegando, pois, Jesus, achou que já havia quatro dias que estava na sepultura...Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias... E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora...E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir."
(João 11:17,39,43,44)
 
   Para vivenciarmos a ressurreição de Cristo e a nossa própria ressurreição diária, para uma vida nova, deveríamos fazer a experiência do túmulo vazio.
    Na vida de Jesus existem dois túmulos vazios: o de Lázaro e o dele próprio. 
   No túmulo de Lázaro encontramos a experiência passiva de quem foi ressuscitado por uma força de fora: o poder de Jesus.
    No túmulo de Jesus, a experiência ativa de quem ressuscitou por sua própria força. Em ambos os túmulos, uma grande pedra fechava a entrada e criava dificuldades para a ressurreição. 
    Em ambos os mortos, Lázaro e Jesus, muitas ataduras.
    Na ressurreição de Lázaro, os amigos removeram a pedra e soltaram as amarras.
    Na ressurreição de Jesus, ele próprio removeu a pedra e soltou as amarras.
    É evidente que a ressurreição de Lázaro é a melhor imagem para o nosso ressuscitar diário.
    Precisamos de ajuda externa de todos aqueles que atendem ao apelo de Jesus: "Retirem a pedra e desatem as amarras!". Somente assim conseguiremos cumprir a ordem do Mestre:
"Levanta-te e anda!".
  Por outro lado, no ato de ressuscitarmos sempre de novo não podemos ser exclusivamente passivos e dependentes da ajuda externa. Devemos buscar também a nossa força interior fundamentada na fé, na esperança, no amor e, acima de tudo, no Espírito Santo de Deus, que habita em nós. E neste caso, a ressurreição de Jesus é para nós o melhor exemplo de força que nos faz ressuscitar de dentro para fora.
   Não é a nossa força, mas a força de Deus, que mora em nós e na qual depositamos a nossa fé. Não desprezemos a ajuda externa. Entretanto, não cruzemos sos braços jamais.
 Busquemos a força da vida, que mora em nós, rompamos todas as amarras e retiremos todas as pedras que nos impedem de atingir o amanhecer de uma vida nova. Façamos isso em nome de Jesus, como os apóstolos!
  Ocupemo-nos com a nossa ressurreição, trabalhemos uma vida renovada. Com a ajuda do Cristo ressuscitado, ressuscitemos naquilo em que tivermos morrido um pouco no dia-a-dia da nossa existência.

Autor: José Acácio Santana


 

4 comentários:

  1. Muito linda a msg...
    Estou te seguindo...
    Que Deus abençõe vc em nome de Jesus!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi fiinha, amei a mensagem. Jesus esta vivo e isso é a razão da nossa esperança. Deus continue aperfeiçaondo sua vida com Ele. Te amo, um bj!

    ResponderExcluir
  3. Oi Erika...

    Me lembrei da canção da Aline Barros agora: "Remove a minha pedra, me chama pelo nome, muda a minha história, ressuscita os meus sonhos, transforma a minha vida, me faz um milagre, me toca nesta hora, me chama nesta hora, ressuscita-me".

    Querida, precisamos ressuscitar em nossos os planos e sonhos de Deus, pois eles jamais se frustraram.

    Amei sua postagem, me edificou bastante.

    Um abração!!!

    Jaque

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Awe inspirar seus trabalhos ...

    Obrigado por seu amor e sinceridade.
    Tenha uma boa semana.

    Saudações.
    A partir de Saga, no Japão.
    ruma

    ResponderExcluir