quarta-feira, 22 de junho de 2011

A alegria no Sofrimento


"Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem". 
(I Pedro4: 12-13;16;19)

Você se lembra dos amigos de Jó? Eles associavam o sofrimento como castigo divino. Muitas vezes nós fazemos como os amigos de Jó, dizemos que se uma pessoa esta passando por alguma luta é porque Deus está "pesando a mão"em sua vida.
A palavra do Senhor nos ensina que invés de julgamos um sofrimento a um castigo divino, nós devemos ver as provações que vem de Deus como uma forma de fortalecimento para nossa fé e para nos amadurecer como cristãos. "Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma”.(Tiago 1.2-4)
Pedro voltou a exortar os crentes sofredores a se alegrarem, porque eles sabiam o que o futuro guardava; o retorno de cristo em glória.
A esperança da glorificação na Segunda Vinda de Cristo, é o que garante a alegria aos cristãos sofredores. Justos que sofrem tem a segurança de que fizeram a vontade de Deus. E podem aguardar o retorno de Cristo com ávida expectativa sem motivos para se envergonhar (I PE 1:6-7; confirmação em Mc 8.38). Então, suportando as aflições, somos abençoados agora e na eternidade, já que o sofrimento demonstra que Deus está conosco.
Podemos ler em Provérbios 11:31 “Eis que o justo recebe na terra a retribuição; quanto mais o ímpio e o pecador”  e perceber que o nosso sofrimento presente é a vontade de Deus para estar purificando a sua igreja. Entretanto, os que não servem a Deus podem esperar o julgamento futuro, quando Cristo retornar: “Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada, ora se primeiro vem para nós, qual será o fim daqueles que não obedecem o evangelho de Deus”(I PE 4:17)
Refletindo nesses versículos penso então que, os crentes “sofrem segundo a vontade de Deus”, ou seja, mesmo sendo justos.
Suportar o sofrimento é  a maior demonstração de nossa fé na justiça de Deus, porque agindo assim mostramos ao mundo que nossa fé não depende de nossas circunstâncias, ou seja, que não seguimos a Cristo, apenas porque o nosso presente está sendo bom, tranqüilo, sem lutas, mas pelo contrário, como pecadores arrependidos, seguimos a Cristo, porque queremos glorificar a Deus em justiça e santidade.
Pedro sofreu muito por ter negado ao Senhor em sua vida, e depois disso ele sofreu uma perseguição muito grande. Pedro sentiu na pele e aprendeu o custo de seguir ao Senhor.
Devemos estar orando e pedindo a Deus para que sejamos pacientes em meios as tribulações e que nelas possamos ver a mão e o livramento do Senhor em todas as coisas. E principalmente reconhecer que é o no sofrimento, que os servos de Deus recebem suas maiores bênçãos e vitorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário