terça-feira, 31 de maio de 2011

Por que Freud odiava o Fundamento Religioso?

        Atualmente vemos muitas pessoas, ate mesmo crentes que se dizem ser apaixonados pelas obras de Freud. Não pode-se negar que ele foi de grande importancia para a PSICANÁLISE, e por esse motivo é considerado como pai dela. Na Psicologia usamos sim alguns de seus fundamentos teoricos, alguns são de grande valia e de ajuda no que se refere ao tratamento terapeutico.
    Mas você, servo de Deus, conhecedor da Palavra e da Verdade, você sabia que Freud era ateu e contra os principios e fundamentos religiosos? Se não sabia, vou aqui em algumas palavras mostrar que ele odiava os fundamentos religiosos.
    Não posso negar, como profissional, que em algumas momentos as tecnicas e teorias de Freud são muito válidas num processo terapeutico, mas deve ser usada com cautela e com distinção, sobre até que ponto essas teorias nao faram com que o cliente se sinta muito auto-suficiente e dono de si, fazendo com que seus clientes venham perder a Fé no Senhor e deposita-las apenas no homem.


"Eles estavam fatigados e desamparados, como ovelha sem pastor"
(Mateus 9:36)
    Para nós seres humanos, que somos totalmente dependentes do Senhor, sabemos que para tomar-mos certas atitudes em nossas vidas nós precisamos de ajuda de outras pessoas e principalmente da ajuda de Deus. Quando reconhecemos que muito mais do que dos outros, nós dependemos do Senhor, Deus faz uma obra de mudança muito grande em nossas vidas. E quando a obra vem realmente de Deus, nós nos empolgamos para que todos saiba a respeito de quem fez tal mudança em nossa vida.
    A dependencia que temos de Deus, e as experiências que temos quando reconhecemos isso, é de grande valor em nossas vidas, pois Deus nos torna pessoas mais autenticas.
    Freud odiava a religiao. Posso dizer isso, pois para Freud, a religiao era uma ilusão que as pessoas usavam para defender-se do sentimento de que estavam desamparadas no mundo. Partindo desse principio de pensamento Freud dizia que, em outras palavras, pessoas crentes, servas de Deus, que tem em Jesus como sua religião; são pessoas que vivem de forma superficial, escondendo-se atras de rituais e regras religiosas, em vez de enfrentar siginificados e sentimentos mais profundos.
    Não podemos negar que , de fato algumas pessoas fazem realmente isso, principalmente aqueles que são fundamentalistas religiosos. Existem pesso as que escondem-se atras de uma religião e mascara a pessoa que é. Mas na presença de Deus, mascaras caem, nao permanecem por muito tempo. 
    Mas devemos ver também que a fé no Senhor Jesus, tras mudanças de comportamento, pensamentos tao grandes que Freud jamais poderia imaginar.
    Com certeza, Jesus discordaria da opinião de Freud a respeito da religião. Pois para o Senhor, quando reconhecemos o quão frageis somos, quão impotentes somos, é um sinal de maturidade espiritual e pedir a ajuda de Deus e também ajuda dos outros era a melhor coisas a ser feia. A religião não foi feita para ser uma defesa, como dizia Freud contra a sensação de desamparo, mas sim, para nos ajudar a nós aproximar-mos mais de Deus, reconhecendo que temos fraquezas, mas em meio as sensações de desamparo e fraquezas, nós possamos saber e reconhecer que temos um Deus que não nós abandona e envia pessoas aqui na terra para nos ajudar também nesses momentos

Um comentário:

  1. estou muito feliz em achar vc minha irmã em cristo.
    fica com DEUS. estamos já seguindo seu blogs

    ResponderExcluir