quarta-feira, 13 de julho de 2011

Lameque e o Juízo de Deus



“E tomou Lameque para si duas mulheres... E disse Lameque a suas mulheres... Eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar”
(Genesis 4:19,23)

     Você já ouviu falar deste homem? Talvez não, o que é uma pena, pois podemos aprender algo com ele. Embora tenha se passado milhares de anos desde a época de Lameque, ele parece se encaixar na cultura moderna. Isso é o que torna a bíblia tão fascinante: Ela é sempre atual.
     Lameque era descendente de Caim. Ele tinha um caráter marcado pela independência e rebeldia, não se importava com Deus e seguia apenas seu próprio coração enganoso. Fica claro no versículo acima que Lameque sabia alguma coisa sobre Deus, em contraste da maioria das pessoas de hoje em dia. Pela tradição oral, Lameque conhecia a história de sua família: Ele fez alusão a isso no versículo 24.
     Em primeiro lugar, esse homem brutal, transgrediu o principio divino para o casamento. Até onde sabemos foi o pioneiro no pecado da bigamia. Deus contemplou isso em silencio, mas registrou as atitudes de Lameque. Isso me fez pensar em algo sobre o silencio de Deus: O silencio divino não significa Sua aprovação!
     Pessoas violentas as vezes não celebradas como heróis. Lameque era um homem que facilmente se irava. Não suportava oposição, nem contrariedade. Se era ferido vingava-se; considerava a morte de seu oponente um grande feito. E para coroar isso tudo, ele compôs um poema ressaltando seus pecados e os recitou para suas esposas. Ele glorificou sua violência e Deus permaneceu em silêncio.
     Não existe aqui nenhum relato de punição, tragédia ou catástrofe que afetasse a vida desse homem. Tudo seguiu o seu rumo normal: as pessoas comiam, bebiam, casavam. Então, sem aviso veio o dilúvio, no qual a família de Lameque não escapou. Muitos prevaleceram pela força, outros pelo dinheiro, outros ainda pela opressão. Mas virá um dia, e está mais próximo do que imaginamos, em que todos os ímpios serão eliminados da terra – O dia do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário