quinta-feira, 30 de junho de 2011

Reflexão sobre: O Hoje, Ontem e Amanhã (2)



“E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou”
(Deuteronômio 8:2)

“Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”
(Filipenses 3:13-14)

Como é importante viver hoje pela fé e receber cada momento do dia como um dom de Deus, confiando nEle! Então, que importância tem o passado e o presente?
       O passado pode ser um obstáculo para sua vida atual se você o idolatrar e cultivar uma nostalgia paralisante. “Nunca digas: Porque foram os dias passados melhores do que este?”(Eclesiastes 7:10). Refugiar-se no passado, quer ele tenha sido bom ou ruim, impede que você veja o que Deus quer trazer de novo para sua vida.
       Contudo, às vezes precisamos voltar ao passado para julgar os nossos atos. Deus libera o perdão para os que se aproximam dEle, confessando suas faltas. Se já recebemos o perdão de Deus, não faz sentido sermos atormentados pelos pecados passados e confessados ao Senhor, mesmo que tenhamos que suportar as conseqüências deles. Deus é um Deus que perdoa definitivamente.
       Também é útil recordar ao passado para não repetir os mesmos erros. Diz-se que os verdadeiros homens de sucesso são os quem tem um grande respeito pelo passado, mas que não se atem a ele. Existem fatos que valem à pena ser resgatados ao passado. Por exemplo, tenhamos sempre em mente as lições de pessoas que viveram uma vida de fé com o Senhor, também de tudo o que Ele fez por nós, de Seus conselhos, das situações das quais experimentamos o Seu livramento, e de Suas respostas a nossas orações. Então poderemos viver intensamente, esperando o seu retorno.

(continua...)

3 comentários: