sábado, 17 de outubro de 2009

Promessa de Deus de Restituição e Abundancia

Joel 2:21-25
"Não temas, ó terra; regozija-te e alegra-te, porque o Senhor tem feito grandes coisas. Não temais, animais do campo; porque os pastos do deserto já reverdecem, porque a árvore dá o seu fruto, e a vide e a figueira dão a sua força. Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, e regozijai-vos no Senhor vosso Deus; porque ele vos dá em justa medida a chuva temporã, e faz descer abundante chuva, a temporã e a serôdia, como dantes. E as eiras se encherão de trigo, e os lagares trasbordarão de mosto e de azeite.Assim vos restituirei os anos que foram consumidos pela locusta voadora, a devoradora, a destruidora e a cortadora, o meu grande exército que enviei contra vós."
O povo de Israel mesmo sabendo quem era o Deus a quem eles serviam, sabendo dos grandes feitos do Senhor e sabendo que os planos e sonhos do Senhor em suas vidas eram grandes, andavam errantes perante a Deus.
Deixavam de estar na presença de Deus para andarem segundo outros deuses, fazendo para si imagens e esculturas para adorarem, sabendo que o Senhor ja havia dito:"não vos virareis para idolos, nem vos fareis deuses  de fundição: Eu sou o Senhor vosso Deus"(Lv19:4).
Deus sempre demonstrou grande amor por seu povo, sempre enviava profetas para exortar seu povo dizendo: Convertam-se ao Senhor vosso Deus, esperem apenas no Senhor.
Em Oseias 13:5-6, vemos que qdo o povo estava no deserto, Deus havia suprido todas as suas necessidades, e assim, estando o povo ja fartos e satisfeitos esqueciam-se do Senhor seu Deus, do Deus que havia lhes provido tudo quanto lhes eram necessario, e voltavam a adorar outros deuses.
Entao, pela desobediencia do povo, Deus que nao se deixa escarnecer, mandou para o povo, como consequencia de sua desobediencia manda ao povo a locusta voadora, a devoradora, a destruidora e a cortadora, o  grande exército do Senhor contra o povo. E assim, o povo gemia, chorava, mas mesmo assim permaneciam com seus corações endurecidos ao Senhor.
A palavra do Senhor nos diz em Dt 4:24 "Porque o senhor vosso Deus é um fogo consumidor, um Deus zeloso". Mesmo irado, o Senhor ainda tem zelo pelo seu povo. Deus manda o castigo ao povo que se volta contra Ele, nao porque Deus é um Deus vingativo, mas porque Deus é um Deus amoroso, " pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho"(Hb 12:6) Da mesma forma que o pai corrige o filho a que ama, assim é o Senhor para com o seu povo. Pois quando aceitamos a Jesus, Ele nos recebe como filhos.
A unica coisa que Deus quer de seu povo é santificação, que congreguemos, assim como ele sempre pedia a Israel.
Em Miqueias 6:3 o Senhor diz ao povo:"Ó povo meu! Que te tenho feito? Em que te tenho enfadado? Testifica contra mim."
Será que Deus enfadou ao povo de Israel ( e a nós, quando deixamos ao Senhor) por tê-los tirado da escravidao? do deserto? pelos livramentos? pelas inumeras bençãos? Será que tanto amor e cuidado do Senhor ao seu povo, os deixou enfadado? Entao o Senhor diz: "testifica contra mim" que tudo o q fiz por voces  foi mal.
As lutas vem, para que nos voltemos ao Senhor, deixemos nossos caminhos maus e andemos de forma reta e em santidade para com o Senhor nosso Deus. Em Proverbios 5:1-2, o Senhor nos convida a estarmos atentos a sua voz, pede que guardemos em nosso coração tudo qto Ele nos ensina, p/ que no dia da adversidade possamos estar cheios do espirito de sabedoria e cheios do Espirito Santo, para q assim o nosso pé nao venha a vacilar.
O Senhor que de nós exclusividade, que dediquemos pelo menos 5 min. de nossas vidas a Ele. Deus quer que o coloquemos em primeiro lugar em nossas vidas.
As lutas vieram ao povo israelita pq eles nao deram ao Senhor lugar de exclusividade em suas vidas,  colocando o seu coração em outras coisas.
Deus permitiu que o povo chorasse, gemesse, lamentasse, pois o desejo do coração do Senhor era que Israel se arrependesse de seus maus caminhos e voltassem seus corações ao Deus Santo.
E diz a palavra do Senhor, que o povo se volta para o seu Deus, e Deus lhes restitui em abundancia tudo o que fora consumido, para que apenas o nome do Senhor seja glorificado.
Qdo nos voltamos ao nosso Deus e passamos a ter comunhao e intimidade com Ele, Deus derrama de seu Santo Espirito sobre nossas vidas, de forma que ficamos cheios do Espirito Santo de Deus. Deus derrama dos dons espirituais sobre nós para que sejamos edificados em sua presença.
Nada neste mundo é melhor do q estar na presença do Pai. Na presença de Deus, as lutas vem, passamos pelo deserto mas nao nos falta paz, pois, sabemos em quem estamos colocando a nossa confiança, e q Deus jamais desampara um servo seu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário