Famílias saudáveis não são um resultado de uma "infância perfeita", mas o resultado de um sistema familiar que possui regras consistentes e razoáveis, que tem uma base de confiança e respostas apropriadas as quebras destas regras.
Punição em uma família saudável não envolve cicatrizes físicas ou emocionais,
e não são fora de proporção em relação a ofensa. Filhos Adultos na maioria das vezes vem de lares onde as regras estão sujeitas aos caprichos da pessoa que esta no cômodo na hora em que ocorre.
Nós poderíamos Ter recebido uma ordem do nosso pai, proibidos de fazer o mesmo pela mãe, orientado como agir de uma forma diferente por um dos avos e ridicularizado por Ter feito ou não, por um tio ou amigo da família.
Como resultado, o filho adulto cresce "sabendo" que nunca vai conseguir fazer nada direito - que eles são de alguma forma defeituosos. Numa família saudável Os pais são amorosas figuras autoritárias, que deixam bem claro o que gostam e o que não gostam, expressam livremente suas necessidades e sentimentos, são permitidos a discordar abertamente e a não serem perfeitos - tudo sem ameaçar a base de confiança e amor da qual eles são uma fonte consistente para a família. Os pais saudáveis pode cometer erros e isso não é traumático para o filho, mas uma demonstração da liberdade e honestidade de uma família saudável. Crianças saudáveis aprendem que seus pais são humanos e não são perfeitos, e a criança aprende que não é esperada perfeição dela também, mas a fazer o melhor que elas possam fazer. As crianças aprendem que podem cometer erros, e são esperadas as reparações por qualquer dano causado e após isso, aprender com a experiência.
- Numa família disfuncional , os pais são figuras autoritárias, cujas palavras e ações não podem ser questionadas. Diante de erros grosseiros ou ações errôneas, o filho adulto, aprende que suas necessidades, desejos e segurança são menos importantes do que dar apoio ao sistema familiar. Independência, que é permitida em famílias saudáveis dentro de limites razoáveis, é uma afronta a autoridade dos pais disfuncionais. Filhos Adultos escutam comentários do tipo "Quem você pensa que é?" "Você nunca vai conseguir nada" e "O que te faz pensar que você é tão bom assim?" |
olá Erika, linda reflexão sobre a familia.
ResponderExcluirum grande abraço amiga.
Olá Lucia,
ResponderExcluirfaz tempos que estou tentando postar em seu blog, mas nao consigo, na verdd nao consigo postar no de ninguem.
Mas obrigada pelo seu carinho aki no meu cantinho