terça-feira, 31 de maio de 2011

Por que Freud odiava o Fundamento Religioso?

        Atualmente vemos muitas pessoas, ate mesmo crentes que se dizem ser apaixonados pelas obras de Freud. Não pode-se negar que ele foi de grande importancia para a PSICANÁLISE, e por esse motivo é considerado como pai dela. Na Psicologia usamos sim alguns de seus fundamentos teoricos, alguns são de grande valia e de ajuda no que se refere ao tratamento terapeutico.
    Mas você, servo de Deus, conhecedor da Palavra e da Verdade, você sabia que Freud era ateu e contra os principios e fundamentos religiosos? Se não sabia, vou aqui em algumas palavras mostrar que ele odiava os fundamentos religiosos.
    Não posso negar, como profissional, que em algumas momentos as tecnicas e teorias de Freud são muito válidas num processo terapeutico, mas deve ser usada com cautela e com distinção, sobre até que ponto essas teorias nao faram com que o cliente se sinta muito auto-suficiente e dono de si, fazendo com que seus clientes venham perder a Fé no Senhor e deposita-las apenas no homem.


"Eles estavam fatigados e desamparados, como ovelha sem pastor"
(Mateus 9:36)
    Para nós seres humanos, que somos totalmente dependentes do Senhor, sabemos que para tomar-mos certas atitudes em nossas vidas nós precisamos de ajuda de outras pessoas e principalmente da ajuda de Deus. Quando reconhecemos que muito mais do que dos outros, nós dependemos do Senhor, Deus faz uma obra de mudança muito grande em nossas vidas. E quando a obra vem realmente de Deus, nós nos empolgamos para que todos saiba a respeito de quem fez tal mudança em nossa vida.
    A dependencia que temos de Deus, e as experiências que temos quando reconhecemos isso, é de grande valor em nossas vidas, pois Deus nos torna pessoas mais autenticas.
    Freud odiava a religiao. Posso dizer isso, pois para Freud, a religiao era uma ilusão que as pessoas usavam para defender-se do sentimento de que estavam desamparadas no mundo. Partindo desse principio de pensamento Freud dizia que, em outras palavras, pessoas crentes, servas de Deus, que tem em Jesus como sua religião; são pessoas que vivem de forma superficial, escondendo-se atras de rituais e regras religiosas, em vez de enfrentar siginificados e sentimentos mais profundos.
    Não podemos negar que , de fato algumas pessoas fazem realmente isso, principalmente aqueles que são fundamentalistas religiosos. Existem pesso as que escondem-se atras de uma religião e mascara a pessoa que é. Mas na presença de Deus, mascaras caem, nao permanecem por muito tempo. 
    Mas devemos ver também que a fé no Senhor Jesus, tras mudanças de comportamento, pensamentos tao grandes que Freud jamais poderia imaginar.
    Com certeza, Jesus discordaria da opinião de Freud a respeito da religião. Pois para o Senhor, quando reconhecemos o quão frageis somos, quão impotentes somos, é um sinal de maturidade espiritual e pedir a ajuda de Deus e também ajuda dos outros era a melhor coisas a ser feia. A religião não foi feita para ser uma defesa, como dizia Freud contra a sensação de desamparo, mas sim, para nos ajudar a nós aproximar-mos mais de Deus, reconhecendo que temos fraquezas, mas em meio as sensações de desamparo e fraquezas, nós possamos saber e reconhecer que temos um Deus que não nós abandona e envia pessoas aqui na terra para nos ajudar também nesses momentos

"Ninguém...senão Jesus"

" Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus"
(Mateus 17:8)
   Os apostolos Pedro, Tiago e João certamente ficaram extasiados ao verem Jesus no monte da Transfiguração, em comunhão com Moisés e Elias. Eles também ouviram a vós de Deus, dizendo: "Este é o meu filho amado, em quem me comprazo; a Ele ouvi"(Mateus 17.8). Foi uma experiência profunda e inesquecivel; foi um previlégio que só eles tiveram! Mas Jesus sabia o por quê da escolha desses três discipulos. Esse acontecimento serviria para fortalece-los mais tarde, quando eles deveriam enfrentar as lutas que viriam por causa de sua fé. Mas, enquanto isso, eles precisariam descer novamente para sua rotina normal. Ali ainda encontrariam provações e nao apenas vitórias.
    E pra você "ninguém... senão Jesus" - que não se vê - é suficiente ou vovê necessita sinais e milagres visiveis? 
    Aquele que, na vida cristã, corre atrás de acontecimentos extraordinários, facilmente cai em promessas enganosas, pois nossa alma é vulnerável. Satanás gosta de explorar esse desejo por milagres. Ele ilude pessoas fazendo com que se sintam em transe. Recuse ofertas de experiências que tentam antecipar aquilo que Jesus preparou para Seus filhos, no céu! A palavra de Deus tem promessas firmes para quem crê nela. O Senhor Jesus falou para Tomé "Bem aventurados os que não viram e creram" (João 20.29) 
    Que Jesus Cristo e a Sua Palavra sejam o alimento único e suficiente em nossas vidas! Somente através da podemos ver a Jesus. 
Os três disciplos viram apenas o Senhor Jesus, o poder verdadeiro dEle.

Entendendo o Pecado e a Psicopatologia


 "Um certo homem tinha dois filhos e o mais moço disse ao pai: 'Pai me dá a parte dos bens que me pertence'...E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua e ali dissipou os seus bens, vivendo dissolutamente... Caindo em si, disse: 'Vou partir em busca do meu pai e lhe direi: - Pai pequei contra o céu e conta ti.  Mas quando ainda estava longe o pai o viu e, comovido lhe correu ao encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
...O pai disse aos seus criados: 'Rapido!... Alegremo-nos e celebremos, porque este meu filho estava morto e reviveu, tinha-se perdido e foi encontrado"
(Lucas 15:11-24)

    Na parábola do filho pródigo, Jesus nos diz que a principal causa do pecado é o egoísmo. A parábola trata da solução do pecado no mundo. Jesus estava estabelecendo que o pecado é o egocentrismo,  e este resulta num relacionamento rompido, e a salvação é o momento em que esse relacionamento é renovado. O filho pródigo partiu, deixando o pai e acabou sozinho e perdido. 
    Quando o filho volta para casa, e seu pai lhe acolhe de volta, o pai não menciona a vida desregrada que fez com que o filho consumisse com toda a herança, nem mesmo considerou que tal comportamento de seu filho mereceria uma punição. Ele se alegra porque o relacionamento foi reestabelecido.
    O egocentrismo situa-se no centro dos problemas espirituais e psicológicos, porquê tanto o pecado quanto a psicopatologia resultam da auto preservação a qualquer custo.
    Aqui neste post, podemos ver como o pecado e a psicopatologia são causados por relacionamentos rompidos e como a salvação e a saúde psicológica acontecem quando os relacionamentos são reconstruídos.

Fonte: Livro: Jesus o maior psicólogo que já existiu.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Você disse; "PECADO"?!

"Contra ti, somente contra ti pequei, e fiz o que é mal a tua vista"
(Salmos 51:4)
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça"
(I Joao 1:9)

    Se escutarmos o que as pessoas falam, iremos ouvir todo tipo de definição para "pecado". Alguns pensam que é uma coisa do passado, um conceito medieval que a igreja inventou para aterrorizar os membros e obriga-los a viver uma vida miseravél e cheia de regras.
    Outros acham que pecado são somente as ofensas graves como assassinato, sequestro, violência, roubo, enfim, coisas essas que não afetam a maioria das pessoas.
    Outros ainda acreditam que nao devemos ser tão rigidos hoje em dia como as gerações anteriores eram. Felizmente, para esses, os principios morais se afroxaram, pois havia muita hipocresia.
    O que você e eu entendemos sobre pecado é irrelevante. O que Deus pensa acerca da questão e o que a biblia afirma é o que importa. Qualquer ofensa aos principios santos de Deus é pecado. Ele não permite que nada passa sem pagar seu preço, mas perdoa qualquer pecado por causa do sacrificio de Jesus Cristo na cruz do Calvário.
    Quem Deus perdoa? Apenas os que vivem honestamente e que jamais cometem "pecados graves"? A palavra de Deus diz que não. Há somente uma condição a ser cumprida: Temos de confessar o nosso pecado. Ou seja, temos de chama-los pelos nomes adequados, reconhecendo que ofendemos a Deus acima de tudo. A graça Divina está disponivel para quem crer no Senhor Jesus e reconhece-Lo como único salvador de sua vida.

Fonte: Boa Semente 2010

Conhecendo o seu Inconsciênte

"A vós foi dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não. A quem tem será dado e terá com abundancia, mas a quem não tem, até mesmo o que tem será tirado. Eis porque lhes falo em parábolas: para que, olhando, não vejam e, ouvindo não escutem nem compreendam. E neles se cumpra a profecia de Isaias, que diz: ouvireis com ouvidos e não entendereis, olhareis com os olhos e nao verei."
(Mateus 13:11-14)

   "Podemos olhar diretamente para as pessoas sem vê-las, ou ouvir as pessoas falarem, mas não escuta-las. Jesus sabia que forças fora da nossa percepçao consciente atuam em nossa mente, frequentemente impedindo, que lidemos com as coisas que estão bem a nossa frente. Ele conhecia esse aspecto da mente humana que hoje chamamos de inconsciente.
    O inconsciênte é uma maneira de descrever o modo como a mente filtra o pensamento. É o jeito que a nossa mente tem de evitar que pensemos a respeito de tudo de uma só vez. Como o homem nao pode lidar com tudo de uma só vez, nao é possivel entao estas-mos  plenamente consciente de tudo o que se passa em nossa mente em um unico determinado momento. O problema não é o fato de nossa mente operar incosciêntemente e sim, de não termos consciência disso.
    Trabalhamos os nossos assuntos inacabados no inconsciente. Questões problematicas ou nao resolvidas do passado, ficam armazenados no nosso inconsciente e são revisitadas com frequencia. Sem perceber ficamos repetindo o passado na tentativa de corrigi-lo. Por isso é importante conhecer o inconsciente. Sem essa percepção,"estaremos sempre ouvindo, mas nunca entendendo", porque algumas coisas muito importantes que precisamos compreender estão ocultas no nosso inconsciente"

Retirado do Livro: Jesus, o Maior Psicólogo que já Existiu. Mark W. Baker.

A Salvação e a Psicoterapia

"Porque este filho estava morto e voltou a vida, estava perdido e foi encontrado"
(Lucas 15:24)

Nesta parábola do filho pródigo, nós podemos notar a alegria de um pai em receber novamente em casa seu filho, filho este que ele considerou como morto e perdido. Este filho que resolveu deixar para tras uma vida tranquila, onde poderia possuir tudo o que desejasse, tinha sempre a presença de seu pai para apoia-lo, encoraja-lo e também reprimi-lo quando fosse necessário, para experimentar uma vida cheia de prazeres desfrutando de tudo e ainda gastando tudo o que seu pai lhe deu. Quando, ja no fundo do poço, quando já não havia mais dinheiro, nao tinha mais amigos, ficou absolutamente sem nada, passando necessidades, tendo que comer lavagem com os porcos para não morrer de fome; entao esse filho, resolve voltar para casa, para a presença de seu pai, lugar de onde nunca deveria ter saido. E o seu pai o recebe de braços abertos, com muita alegria pois o seu filho voltou para casa, o pai nao se preocupou em dar sermões, pois seu filho passou por muita coisa, o pai entregou ao filho sua melhor roupa, deu-lhe o melhor anel, e deu uma festa como forma de gratidão a Deus pelo retorno de seu filho a sua casa.
     Aqui Jesus nos ensina, que o pecado acontece quando quebramos o nosso relacionamento com o Senhor, e a salvação quando reestabelecemos este relacionamento. A salvação ela ocorre quando temos um reencontro com o nosso verdadeiro "eu", reconhecendo assim a nossa pequenez, fragilidade, reconhecendo de que sem o Senhor em nossas vidas nao somos nada, estamos perdidos e mortos.
    Quando quebramos relacionamentos que são inspirados por Deus como, relacionamentos com os pais por exemplo, faz com que muitos filhos levem uma vida desgovernada, fazendo o que bem entendem, esquecendo-se dos principios que foram educados por seus pais, e assim fazendo muita besteira na vida, quando entao, olham para dentro de si, e percebem que se afundaram num mar de ilusões, e estao agora "comendo com os porcos" entao lembram-se de onde vieram, de como era sua vida, e alguns retornam para o caminho de casa.
    A psicoterapia funciona porque ela descreve o padrão que Jesus nos ensina para o processo da salvação, que é com o encontro do nosso "eu". Os bons relacionamentos nos levam a cura. Não podemos ser psicologicamente saudaveis, se não nos relacionar-mos de forma saudavel com nós mesmos e com os outros. Nós seres humanos fomos criados desta maneira, ou seja, precisamos estar ligados aos outros para sermos completos.
    A psicoterapia é então o processo que ajuda as pessoas que estão perdidas a se reencontrarem. Ao estabelecer relacionamentos saudaveis com os outros podemos reconduzi-los ao caminho da saúde psicologica.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A mulher de Ló

Um exemplo a não seguir

“Lembrai-vos da mulher de Ló” (Lc 17.32).
    Mas, pra que? Com tantas pessoas de quem temos que nos lembrar, para que nos lembrarmos da mulher de Ló? Ela viveu há tanto tempo! Não há sequer um retratinho dela, nem o seu nome sabemos!
     Essa mulher! Mulher-modelo! Sim, modelo a não ser seguido. Todos nós somos tentados a agir como ela, em sua loucura momentânea e fatal.
     Era Ló o seu esposo, e ambos viviam com as duas filhas na cidade de Sodoma. A cidade tinha uma característica: era promíscua. A homossexualidade grassava livre, solta e generalizada por sua população. Ló incomodava-se com isso, mas, como era um estrangeiro, pouco podia fazer. Pelo menos suas filhas estavam encaminhadas. Elas tinham maridos. Diz-nos a bíblia que os clamores sobre essa cidade subiram ao Senhor. Provavelmente os de Ló, homem de oração.
     Nenhuma oração que fazemos, quando sincera e cônscia da presença do Senhor, é vã ou sem resposta. À semelhança das ondas de rádio, que se propagam perpetuamente pelo universo, ao ponto de poderem ser ouvidas novamente algum dia (dizem os entendidos), as orações também não se perdem. Em Apocalipse está escrito que elas serão lançadas com incenso sobre a Terra, nos dias de juízo (Ap 8.4). Ló orava e Deus atendeu aos seus clamores.
     Dois anjos e o Senhor foram até Abraão notificá-lo da destruição iminente de Sodoma. Enquanto Deus ficara com Abraão, os anjos desceram à cidade. Ali, na praça, encontrados por Ló, foram convidados para hospedarem-se em sua casa (a bíblia recomenda que sejamos hospitaleiros, pois alguns podem estar hospedando anjos, cf Hb 13.2).
     Ao entrarem em casa de Ló, os homens da cidade foram à porta exigir que os visitantes fossem postos para fora, para serem abusados sexualmente. Ló implorou-lhes que nada lhes fizessem, pois estavam debaixo de seu teto. A gentalha ralhou com ele, dizendo que um estrangeiro não deveria dar-lhes ordens, e agora iriam abusar dele mesmo. Foi quando os anjos o recolheram para casa, cegaram o populacho e mandaram que Ló e a família saíssem o mais cedo possível, pois haveria uma chuva de fogo e enxofre, destruindo tudo. Mas instou com eles: não olhem para trás.
     Ló, a esposa e as duas filhas saíram. Os genros não quiseram, não acreditaram. “Não olhem para trás”, era a ordem. Correram estrada afora. Infelizmente a mulher de Ló, não se sabe porque, se por zelo da casa, misericórdia dos que ficaram, curiosidade ou medo, olhou para trás. Imediatamente foi transformada numa estátua de sal, prefigurando o Mar Morto que se formaria naquela área.
   “Lembrai-vos da mulher de Ló”, que olhou para trás. Quantos de nós, depois de sermos resgatados do mundo, somos tentados a voltar à velha vida, aos velhos hábitos, às velhas alegrias! “Não olhem para trás”. Quem lança mão do arado e olha para trás não é digno do Reino (Lc 9.61). Jesus diz que quem olha para trás é como o “sal insípido”, que para nada mais presta, senão para ser lançado fora (Mt 5.13), como o sal que compunha a estátua daquela que fora uma mulher eleita, pois escolhida para sair da destruição em função do esposo justo que tinha. Quem olha para trás é semelhante ao cão que volta ao próprio vômito ou à porca que volta ao seu próprio lamaçal (II Pe 2.22)

  Ainda temos um advogado perante o Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados (I Jo 2.2).
“Lembrai-vos da mulher de Ló”.
Jamais siga esse exemplo

Fonte: Evangelização Pessoal/ Mulher Cristã

Raposinhas

Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.Cânticos 2:15


Este versículo,para olhos menos atentos podem passar despercebidos ...aliás,as poesias do livro de Cantares de Salomão soam bastante estranhas pra muita gente,a linguagem poética não agrada a todos,tem gente que gosta de textos diretos..muitas vezes por se tratar de poesias,alguns textos soam fúteis,supérfluos..
  Mas eu aprendo na Bíblia,que em toda ela Deus usou sutilezas poéticas,parábolas,códigos para nos falar de sentimentos profundos e nos ensinar lições preciosas.
   Na verdade,não há um único ser humano que nunca tenha se reconhecido na letra de uma canção ou de uma poesia,quantas vezes choramos ao som de uma música!Quantas vezes uma cartinha cheia da emoção poética resolve grandes confrontos que palavras frias não poderiam,e quantas vezes escrevemos em códigos desde os tempos dos diários ...queremos que as pessoas que lêem,entendam apenas pela metade..a outra metade é desabafo secreto entre o homem e seu coração!
   Quando escreveu este versículo que abre o post,o rei Salomão falava das pequenas discórdias,discussões e brigas que atrapalhavam seu relacionamento de amor.Ainda hoje vejo as ''pequenas raposinhas'' interferindo em meu  e em outros casamento,desarmonizando nossas casa.Tantas bobagens!Que para elas se quer há defesa,mas que causam grandes estragos na vida a 2 ou a 4,5(no caso de se ter filhos)!...se não a eliminamos a tempo.

Li esta mensagem no blog http://alessandra-jesuseeu.blogspot.com, que me edificou e abriu meus olhos, para muitas raposinhas que percebo que estao dentro da minha casa, destruindo a minha vinha. Essas raposinhas sao enviadas pelo diabo para destruir a lares de vidas de servos de Deus.
Devemos orar a Deus, pois o Senhor ele conhece  nossos corações, colocar diante dele, como as lutas do dia-a-dia nos entristecem, e nos colocar-mos de forma humilde diante dEle, pois só Ele ele pode nos dá força!

A Alessandra Barcelos, ainda em seu blog leva a seus leitores a fazerem uma linda oraçao:
"Senhor,sabes como esta meu coração diante de tantos probleminhas que ás vezes crescem e se transformam em grandes tristezas.Minha casa é tua,minha família te pertence,muda-nos a cada um de nós,a começar por mim,onde mais necessário for..eu conto contigo,porque na minha própria força sei que não consigo,amo minha família,grande presente teu,preciso dar e receber amor a cada dia,o inimigo tem roubado nosso tempo,colocando bobagens destrutivas em nosso meio.Que minha casa seja um testemunho vivo do seu poder continuamente,e não de palavras ou aparência ,mas em verdade;que sejamos selados com teu Espírito,meu filho,meu marido e eu..porque não somos perfeitos,mas te amamos,e não somos nada sem Ti e sem os laços de amor que nos une.Te peço e agradeço,em nome de Jesus,amém!."

É possivel ser Perfeito?

"Eu sou o Todo-Poderoso; anda na minha presença e ser perfeito"
(Gênesis 17.1)
    Abraão ja aguardava o filho da promessa há vinte e quatro anos. É compreensivel que a esperança estava por um fio. Em meio a uma situação sem perspectiva, Deus se manifesta a ele como o Onipotente Deus - El Shaddai - e o exortou a ser perfeito. Será que Abraão nao teria todos os motivos, ápos tantos anos de espera para duvidar do poder de Deus?
    Alguns estudiosos afirmam que  El Shaddai também siginifica "Todo-Suficiente". Com Abraão Deus se manisfesta pela primeira vez com este nome, como se quisesse dizer-lhe: "Eu não sou o suficiente pra você?". Provavelmente nao há nenhum outro homem que tenha sido posto à prova , como foi Abraão, ao qual Deus tirou todos os apoios, obrigando-o a confiar unicamente nEle. Ló, havia fracassado. Ismael tornou-se uma decepção. Agora restava somente confiar em Deus e Este o exorta a andar repreensivelmente. Mas Abraão já não o havia feito?
    O que aqui foi traduzido por "perfeito" poderia ter sido chamado de "simples". Mas a palavra simples tem uma conotação negativa. Quem gosta de ser considerado como simples? Na verdade devemos ver como Deus espera que nos apresentemos diante dEle, com simplicidade e humildade e ainda mais Deus deseja que andemos com nossos corações sem nenhuma intenção oculta. Talvez então ser perfeito, seria você ter o coração pura, sincero e verdadeiro, assim como o de uma criança.
    Era assim que Deus queria que Abraão se colocasse diante do Senhor, queria que assim como uma criança confia firmemente em seu pai, assim seria Abraão confiar apenas no Senhor, sabendo que ainda que o Senhor tivesse lhe pedido algo demasiadamente dificil, no final ele veria que o seu Pai não lhe abandonaria.
    Deus procura a simplicidade de uma criança em seus filhos. Dessa forma, nós também somos chamados  a andar com o coração simples diante daquele que sabe todas as coisas, que se preocupa com os Seus e espera que confiemos somente nEle.
LOUVADO SEJA O SENHOR!!!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Para quem era Cruz? Não era para Jesus.

"Ao sairem, encontraram um cirineu, chamado Simão, a quem obrigaram a carregar a cruz"
(Mateus 27.32)
"E Ele levou sobre Si as nossas dores..."
    Esse versiculo mostra para quem a cruz foi desiginada: para "um cirineu". Será que Deus queria demonstrar com isso, que a cruz pertencia a humanidade? Sua intenção era de levar a salvação e o perdão, conquistado por Jesus, para todos os homens. Na versão NVI lemos "um homem de Cirene, chamado Simão". Deus se interessa por todas as pessoas, individualmente. Cada pessoa deveria considerar a salvação em Cristo algo tão particular para sua vida como o seu proprio nome.
    Em Marcos 15.21 lemos de "Simão Cirineu..., pai de Alexandre e de Rufo". A cruz deve estar na familia, quantos matrimonios estão desfeitos , quantos filhos solitários? Quanta felicidade e paz haveria  nas familias se Jesus pudesse reinar nelas!
    Lucas 23.26 fala de um "cirineu chamado Simão que vinha do campo". O pecado trouxe sofrimento a toda terra (Gn 3:14,17-19). O primeiro assassinato também ocorreu no campo (Gn 4.8) Todos nós somos filhos desta terra e, por isso, do pecado. Mas através da cruz nos tornamos filhos de Deus e um dia seremos buscados do campo da terra e levados ao seu reino eterno.
    Mateus 27.32 relata que "obrigaram (Simão) a carregar-lhe  a cruz". De certa forma a cruz é obrigatoria, pois sem a salvação de Jesus Cristo, permanecemos na perdição (At 16:30-32).
   Marcos 15.21, diz anida, que obrigaram o cirineu "que passava" . Todos nos estamos aqui de passagem. Vivemos nossa vida, seguimos nosso caminho. Mas derrepente Deus nos confronta com a cruz do Gólgota. Tudo dependerá então, se paramos para aceita-la pela fé.
                                                   Tenha um otimo dia, e que Deus o abençoe ricamente!

terça-feira, 24 de maio de 2011

As 12 Promessas do Salmo 23

1- Promessa de provisão
"O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará"

2- Promessa de Descanso
"Deitar-me faz em verdes pastos; guia-me mansamente as aguas tranquilas; refrigera a minha alma"

3- Promessa de Direção
"Guia-me..."

4- Promessa de Santificação
"Guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu nome"

5- Promessa de Coragem
"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, nao temerei mal algum"

6- Promessa de Presença
"Tu estás comigo"

7- Promessa de Consolo
"a tua vara e o teu cajado me consolam"

8- Promessa de Honra
"Preparas uma mesa perante mim, na presença dos meus inimigos"

9- Promessa de Unção
"Unges minha cabeça com oleo"

10-Promessa de Alegria
"O meu cálice transborda"

11- Promessa de Cuidado
"certamente a bondade e a misericordia do Senhor me seguirão todos os dias da minha vida"

12- Promessa do Povir
"E habitarei na casa do Senhor por longos dias".